quinta-feira, 10 de setembro de 2009

sugestão de biologia

Avaliação de biologia

Escola: ____________________________________________________

Nome: _____________________________________________________

Turma: _______ Data: ____/____/___ Nota: _______

Leia com atenção as questões e marque a alternativa que julgar correta, use caneta preta ou azul, questões rasuradas serão anuladas. Boa sorte!


1) Segundo a 1º Lei de Mendel, na formação dos gametas, é correto dizer:

a) Que os fatores cromossômicos parietal vão a pares nessa formação.
b) Que cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
c) Que somente um par de fatores ocorre nesse processo.
d) Que todos os fatores participam da formação dos gametas.

2) Conforme a 1º Lei de Mendel, o conceito correto para monoibridismo, segundo a formação dos gametas é:

a) Considerada a herança de apenas um caráter por vez.
b) Considerada a herança de todos os caracteres.
c) Considerada como a herança múltipla de caracteres da geração de pais.
d) Considerada que na formação dos gametas não há separação dos fatores.

3) A estatística é uma área importantíssima no estudo da genética, por que:

a) Porque não estima valores matemáticos quanto a probabilidade de eventos ocorrerem ao acaso.
b) Porque a probabilidade é utilizada para estimar matematicamente resultados de eventos que ocorrem “ao acaso”.
c) Porque estatística e probabilidade não tem nada a contribuir com o estudo da genética.
d) Porque a genética é uma ciência exata, com ocorrências previsíveis.

4) O lançamento de um dado, em que todas as faces têm a mesma chance de ocorrer, pode-se calcular a probabilidade de uma das faces ficarem voltada para cima, sendo que um dado possui seis faces. Podemos definir que a ocorrência é dada por:

a)1 b) 2 c) 1 d) 6
2 2 6 6

5) A probabilidade de ocorrer um “ou” outro evento, sendo que cada face é mutuamente exclusiva, é dado:

a) Pela soma das probabilidades isoladas de cada evento.
b) Pela subtração dos eventos isolados.
c) Pela soma dos eventos e em seguida pela subtração.
d) Pela multiplicação dos eventos isolados.

6) Segundo Mendel linhagem pura é:

a) Aquelas que produzem sempre descendentes com características que variam de uma geração para outra.
b) Aquelas que produzem sempre descendentes com várias características que variam de uma geração para outra.
c) Aquelas que sofrem mutações de geração para geração.
d) Aquelas que produzem sempre descendentes com características que não variam de uma geração para outra.

7) Geração parental é:

a) O cruzamento de duas gerações puras.
b) O cruzamento de três gerações puras.
c) O cruzamento de várias gerações não puras.
d) O cruzamento de gerações f1 e f2 simultaneamente.

8) Podemos dizer que variedade dominante e recessiva é respectivamente:

a) Caracteres que dominam na geração parental.
b) Manifestação da variedade de um caracter no cruzamento parental;variedade que não se manifesta na primeira geração e sim na segunda geração.
c) Ambas variedades se manifestam nas gerações.

9) Respectivamente células somáticas e gametas são:

a) Cromossomos e genes.
b) Heterozigóticos e homozigóticos.
c) Células diplóides e células reprodutivas.
d) N.a.c

10) É o lugar que cada gene ocupa no cromossomo:

a) Lócus gênico.
b) Genes alelos.
c) Gene dominante.
d) Gene recessivo.

11) São genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos:

a) Lócus gênico.
b) Gene dominante.
c) Gene recessivo.
d) Genes alelos.

12) É o conjunto das variáveis dos caracteres manifestados em um organismo como a variável de cada caráter em particular:

a) Fenótipo.
b) Genótipo.
c) Genealogia.
d) Gametogênese.

13) O conceito correto para o termo genótipo é:

a) É a manifestação de um determinado caráter no indivíduo.
b) É o conjunto total de genes de um indivíduo como a cada par de genes em particular.
c) É o conjunto dos fenótipos.
d) É a manifestação dos genes alelos e homólogos.

14) São representações gráficas da herança de uma determinada característica genética em uma família:

a) Genealogia.
b) Gametologia.
c) Homologia.
d) Gastrologia.

15) Observe o gráfico abaixo e diga:
a) Quantas gerações o gráfico apresenta;
b) Qual o significado dos símbolos;
c) Quantos descendentes da geração parental;
d) O que acontece com o primeiro descendente.

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